Como passar por momentos de tragédia? Como processar o luto pela perda de pessoas queridas?
Timothy Keller, autor best-seller do The New York Times, aponta:
“Sabemos isso por intuição, e aqueles que enfrentam o desafio do sofrimento e da dor sabem muito bem que é impossível fazê-lo exclusivamente com as próprias forças e nada mais. Todos precisam de apoio se não quiserem sucumbir ao desespero… esse apoio tem de ser necessariamente espiritual”.
Acredito que esse grande orador e escritor acerta cirurgicamente na sua colocação. Para passar por tragédias, precisamos de apoio, especialmente o apoio de ordem espiritual. Esse mesmo autor aponta alguns pontos que podemos exercitar ao passarmos por momentos escuros:
1) Ajuste suas expectativas
Quando passamos por momentos difíceis é comum ouvirmos pessoas se perguntando: “O que fiz para merecer isso?” ou “Por que comigo?”. Esses pensamentos tem em seu fundo a convicção de que Deus está nos castigando por algum motivo que nos passou despercebido. Assim, além de lidar com a dor da perda ainda precisamos tentar responder essas difíceis questões. Mas não é esse o caso. Podemos viver com Deus, ajudar os outros e ainda assim, passarmos por momentos de escuridão. Ajuste sua expectativa.
2) Verbalize sua dor
Poucas coisas podem diminuir a dor emocional, mas uma delas é conversar. Um exercício de espiritualidade que pode ajudar muito é verbalizar sua dor para Deus, em oração. No livro de Salmos, encontramos muitas orações, onde o salmista desabafa com Deus, muitas vezes, inclusive usando palavras duras. Deus sabe ouvir pessoas tristes e desesperadas. A oração pode ser um espaço para você verbalizar sua tristeza, e até mesmo sua raiva. Lembre-se, como cristãos, não acreditamos que Deus é nosso Deus porque usamos as palavras certas, mas por causa do seu amor, da sua graça.
3) Não se afaste de Deus
Verbalize sua dor, chore, esbraveje, mas não se afaste. Na bíblia encontramos o exemplo de pessoas que sofreram muito. Elas podem ter reclamado, como é o caso de Jó, mas não se afastaram. Esse é o ponto.
4) Conheça o amor de Cristo
O amor de Jesus, demonstrado na cruz, não nos livra de passarmos pelo sofrimento. Porém ele nos livra de enfrentarmos a dor em sua totalidade. Podemos de fato, perder uma pessoa amada, mas com Cristo temos a esperança da ressurreição e do reencontro. Podemos sentir-nos abandonados, mas lá dentro ainda podemos ter a presença de Deus nos confortando e nos dando esperança. Para isso, Jesus, o próprio Filho de Deus, teve que se sentir completamente abandonado, gritando numa cruz: Deus meu! Deus meu! Por que me abandonaste. Lembre-se, o caminhão da tragédia, hoje só pode nos pegar de raspão, porque um dia, ele pegou Jesus Cristo em cheio. Se fortaleça com isso.
Quer conhecer mais desse amor de Deus? Entre em contato conosco. Iremos te ajudar
Quer saber mais sobre luto? Tem uma mensagem inteira sobre esse tema aqui na página. Acesse a aba de mensagens e pesquise “Equilíbrio diante da tragédia”
0 comentários